sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TODA A BIBLIOTECA DE FERNANDO PESSOA ONLINE A PARTIR DE HOJE

Os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estão disponíveis gratuitamente online desde hoje à tarde no site da Casa Fernando Pessoa. “Mais gente vai ter acesso a este espólio, mais gente vai poder estudá-lo e mais Pessoanos vão nascer”, disse o presidente da câmara, António Costa, na cerimónia de apresentação do projecto em Lisboa.
Leia mais aqui.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PRÉMIO HANS CHRISTIAN ANDERSEN PARA JK ROWLING




A autora britânica recebeu terça-feira, dia 19, o prémio de literatura Hans Christian Andersen. Este prémio define-se como um galardão que distingue um autor cuja obra possa ser equiparada a Andersen.
Leia mais aqui.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NOBEL DA LITERATURA 2010


Foi com surpresa que Mario Vargas Llosa recebeu a notícia que tinha sido ele o escolhido para Nobel da literatura, este ano. "Não sabia que estava, sequer, entre os candidatos", afirmou. Eterno candidato ao prémio mais importante da literatura, já não acreditava que o viesse a receber. Autor de uma vasta e aclamada obra, Vargas Llosa é um autor que baseia as suas narrativas na realidade e na sua vida atribulada. A sua ficção é a sua vida e os seus tempos. Distinguido, já, com quase todos os grandes prémios literários, incluindo o Prémio Cervantes, em 1994, só lhe faltava o Nobel para atingir o máximo a que um escritor pode aspirar.
Homem polémico, começa por ser um fervoroso lutador por causas da "esquerda", tendo vindo a abraçar, nos últimos anos, os ideais liberais, claramente de direita. Também por isto, corta relações com o seu grande amigo, e também Prémio Nobel, Gabriel Garcia Marquez. Esta zanga parece ter sido atenuada com a presente distinção da Academia Sueca: Gabriel Garcia Marquez foi dos primeiros a escrever-lhe (curiosamente através do twitter). "Cuentas Iguales", escreveu, pretendendo dizer que agora estavam ao mesmo nível.
Mesmo com estas polémicas, o Prémio Nobel atribuído a Llosa foi consensual. A sua vasta obra e a consagração por parte do público não deixam lugar a dúvidas.

Vida e Obra

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NOVIDADES - livros

Mataram o Rei! Ana Maria Magalhães; Isabel Alçada (10 exemplares)
Ilustrador(es): Arlindo Fagundes
Ilustrações: preto e branco
Dimensão: 13x18,5 cm
Páginas: 256
Colecção: «Viagens no Tempo»
ISBN: 978-972-21-0965-9
5.ª edição: Abril 2009

Orlando leva Ana e João na máquina do tempo em busca de um criminoso perigosíssimo que tem uma alcunha elucidativa — o Toupeira — e sabe camuflar-se tomando personalidades diferentes conforme o caso. Isso dificulta imenso a perseguição. Mas o grupo não desiste. Todas as pistas apontam para Lisboa no ano de 1908 e certos indícios fazem pensar que se relacionam com uma simpática família onde há três lindas raparigas. A melhor maneira de o caçar será fazerem amizade com elas. Para isso instalam-se na casa vizinha e passam a frequentar as festas, os passeios e até os bailes que o rei dá no Palácio da Pena, em Sintra. Mes sempre que julgam estar prestes a desmascará-lo, descobrem que afinal a pessoa de quem desconfiavam não é o Toupeira. As voltas e semivoltas levam João a envolver-se sem querer com um grupo de revolucionários que se preparam para assassinar o rei D. Carlos...



Café República - Folhetim do mundo vivido em Vila Velha
(12 exemplares)
Livro de Bolso
de Álvaro Guerra
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 400
Editor: Leya
ISBN: 9789896600471
Colecção: BIS


Sinopse
Café República - folhetim do mundo vivido em Vila Velha, compõe um fresco sobre a vida portuguesa do período das duas Guerras abarcando os mais importantes acontecimentos nacionais e mundiais de 1914 a 1945.
Juntamente com Café Central e Café 25 de Abril faz parte da conhecida Trilogia dos Cafés, considerada muito justamente uma das obras emblemáticas do Autor.Café República, primeira parte da Trilogia, desenrola-se no período que vai desde 1914 até ao final da Segunda Guerra Mundial.

A República faz 100 anos!

5 de Outubro de 1910 - 5 de Outubro de 2010
O dia 5 de Outubro de 1910 começa a comemorar-se na ESA no próximo dia 4, às 9.00h, com a abertura da exposição "Vamos festejar a República", na biblioteca.
Ainda a 4 de Outubro, durante o dia, no átrio, será exibido o filme "Arouca d`ontem".
Dia 6, às 10.00h, haverá o desfraldar da Bandeira e a entoação do Hino Nacional pelo 11ºH e outros alunos da ESA que frequentam a Academia de Música.
Em seguida, será proferido, da varanda do casarão, o "meu discurso da República", pelo Tiago Mendes e, finalmente, serão entregues os prémios aos vencedores do concurso "A República de A a Z".

Vencedores do concurso "A República de A a Z"
Madalena Vilar, aluna do 9ºB
Professoras Amélia Rodrigues, Cristina Saavedra e Olga Rodrigues
Menção Honrosa para a assistente operacional: Florência Barbosa