quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 DE OCTUBRE, FIESTA NACIONAL DE ESPAÑA


Colón tomando posesión de Guanahani en nombre
de los Reyes Católicos el 12 de octubre de 1492


La Fiesta Nacional de España o Día de la Hispanidad (Festa Nacional d'Espanya, en catalán; Festa Nacional de España, en gallego; Espainiako Jai Nazionala, en vasco) conmemora la efeméride histórica del Descubrimiento de América por parte de España. La celebración tiene lugar cada 12 de Octubre, donde se celebra un desfile militar en la Plaza de Colón de Madrid en el que asisten Su Majestad el Rey junto a la Familia Real y los representantes más importantes de todos los poderes del Estado Español, además de la mayoría de los presidentes de las autonomías españolas.
El Descubrimiento de América fue de trascendental importancia para España, iniciando un periodo de proyección lingüística, cultural y económica en América. Todo ello ocurrió en una época donde estaba finalizando el proceso de construcción del Estado actual, con la integración de los diferentes reinos peninsulares en un sólo y único reino.
Cristóbal Colón, en representación de los Reyes Católicos de España, realizó cuatro famosos viajes o expediciones desde Europa a América en 1492, 1493, 1498 y 1502. En el primero de ellos llegó a América el 12 de Octubre de 1492, a una isla de las Bahamas llamada Guanahani, cuya exacta localización aún hoy se discute. En el tercer viaje llegó a territorio continental en la actual Venezuela.

(Texto adaptado de http://es.wikipedia.org)
(Via BIBLIOZARCO 2.0)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EL DERECHO AL DELIRIO

Eduardo Galeano - El Derecho al Delirio


(via BIBLIOZARCO 2.0)

domingo, 9 de outubro de 2011

D.DINIS NASCEU A 9 DE OUTUBRO

Sexto rei de Portugal, filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela, nasceu a 9 de outubro de 1261 e faleceu em 1325. Foi aclamado rei em Lisboa, em 1279, tendo governado durante 46 anos. Casou em 1282 com D. Isabel de Aragão (a rainha Santa Isabel).
Foi o primeiro rei a não ter que se preocupar com a expansão territorial. Normalizou as relações até então tensas com a Santa Sé (1290), fundando a Ordem de Cristo, e com Castela (Tratado de Alcanizes, lavrado a 12 de setembro de 1297). Desenvolveu o comércio, criando as chamadas feiras francas, e a pesca. Instituiu definitivamente a marinha portuguesa.
Foi, no entanto, a agricultura que mais o interessou: alargamento do Pinhal de Leiria (daí o seu cognome, "o Lavrador").





O Jornal de Letras Artes e Ideias - disponível na biblioteca - na sua edição de 24 de Agosto apresenta vários artigos sobre D. Dinis, o sexto rei de Portugal, para assinalar o seu nascimento, há 750 anos.





Ele próprio poeta, D. Dinis deu também um grande impulso à cultura. Ordenou o uso exclusivo da língua portuguesa nos documentos oficiais. Fundou em Lisboa, em 1290, um Estudo Geral (Universidade) no qual foram desde logo ensinadas as Artes, o Direito Civil, o Direito Canónico e a Medicina. Mandou traduzir importantes obras, tendo sido a sua Corte um dos maiores centros literários da Península.

Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
Ai Deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo?
Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que m'há jurado?
Ai Deus, e u é?

(via BIBLIOZARCO 2.0)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

SER PROFESSOR
Ser professor é ser artista,
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã e avó,
é ser palhaço, estilhaço,
É ser ciência, paciência...
É ser informação,
é ser acção.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.

Ser professor...
É um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de
AMANHÃ

AMANHÃ
os alunos vão-se...
e ele, o mestre, de mãos vazias,
fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
novos olhinhos ávidos de
Cultura
e ele, o professor,
vai despejando
com toda a ternura,
o saber, a Orientação
nas cabecinhas novas que
amanhã
luzirão no firmamento da
Pátria.
Fica a saudade...
a Amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.


Autor desconhecido


(Via BIBLIOZARCO 2.0)

5 DE OUTUBRO DE 1910 - IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Em 1908, ocorreu o Regicídio (assassinato do Rei D. Carlos I e do Príncipe Real D. Luís Filipe), marcando o início do fim da Monarquia em Portugal.
D. Manuel II, o filho mais novo de D. Carlos, assumiu o trono, tornando-se o trigésimo-quinto e último Rei de Portugal. No entanto, a sua jovem idade e inexperiência governativa motivaram o caos político, favorecendo os ideais do Partido Republicano. Desta forma, o inevitável aconteceu…
No dia 4 de outubro de 1910, a Revolução principiou com a ocupação das zonas adjacentes da residência real, em Alcântara, implantando-se a República em Portugal no dia seguinte (5 de Outubro de 1910), na varanda do edifício da Câmara de Lisboa, pela voz de José Relvas, um dos líderes republicanos.
O último rei de Portugal partiu para o exílio em Inglaterra, com a mãe, D. Amélia de Orleães e Bragança, e a avó, D. Maria Pia de Sabóia.
A 24 de agosto de 1911, foi eleito o 1º Presidente da República Portuguesa: Manuel de Arriaga.

Ler+
Jogar Implantação da República
(via BIBLIOZARCO 2.0)


Ebook gratuito – A Revolução Portugueza: O 5 de Outubro, por Jorge d´Abreu
(via Carlos Pinheiro,lista RBE)


"A República" da RTP2
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
(via Luisa Beirão, lista RBE)