segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NOVIDADES_Livros

Circuitos Eléctricos

5ª Edição Revista
de Vítor Cancela Meireles
Edição em Português. Publicado em 02/2009

Esta obra destina-se a apoiar o ensino de circuitos eléctricos de corrente contínua e alternada sinusoidal, quer a estudantes de Engenharia Electrotécnica, quer a estudantes de outros ramos de Engenharia ou de outras ciências exactas. É pressuposto que o leitor típico deste livro tenha conhecimentos ao nível do 12º ano de escolaridade. Não são necessários quaisquer conhecimentos prévios de Física, nomeadamente sobre os campos Eléctrico e Magnético. Uma obra útil também para professores e estudantes do ensino secundário e profissional.

Em relação à 3ª Edição foram realizadas mais de uma centena de alterações no texto, nas figuras e no aspecto gráfico do livro. Foram também acrescentados cerca de três dezenas de novos Exercícios Propostos, que se consideraram de interesse por serem suficientemente diferentes dos já existentes.

Em relação à 4ª Edição foram realizadas algumas alterações no texto, nos Exercícios Propostos e no aspecto gráfico do livro.

Conteúdos:

- O Fenómeno de Condução de Corrente Eléctrica;
- Grandezas Eléctricas;
- Métodos Básicos de Análise;
- Fontes de Energia Eléctrica;
- Métodos Gerais de Análise;
- Circuitos Não Lineares;
- Condensadores e Bobinas;
- Corrente Alternada;
- Exercícios Propostos;
- Soluções dos Exercícios Propostos.

Técnicas de Automação

3ª Edição
de João R. Caldas Pinto
Edição em Português. Publicado em 03/2010

Este livro procura, por um lado, enquadrar o leitor nos equipamentos que envolvem as técnicas de automação na actual realidade industrial e na concepção de edifícios inteligentes e, por outro lado, abordar um conjunto de técnicas que permitem conceber e implementar automatismos, que podem ser aplicados a processos isolados fora ou dentro do âmbito da actividade industrial. Não devemos, nem podemos ignorar que, em automação industrial, na actualidade, o autómato programável é uma presença incontornável e por isso este livro contempla sempre a possibilidade da sua utilização.

Esta diversidade de abordagens permite que esta obra não seja orientada para formações básicas específicas, podendo ser utilizada por: formandos com bases em electrotecnia, mecânica ou informática industrial, em cursos de formação média ou superior. Destina-se desta forma a um público relativamente vasto, cobrindo níveis diferentes de especialização e formação. Constitui também uma referência importante para os formadores e profissionais desta área.

Nesta terceira edição, além de uma revisão geral, foi bastante ampliado o capítulo referente aos equipamentos pneumáticos e hidráulicos passando a ser estudado em maior detalhe os componentes destes sistemas. Foi ainda feita a inclusão de problemas típicos de dimensionamento e referidas novas tendências nesta área. Foram também introduzidos novos conceitos no capítulo referente às redes de Petri.

Conteúdo:
- Elementos Lógicos;
- Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos;
- Autómatos Programáveis: Arquitectura Interfaces e Aplicações;
- Representação, Simplificação e Implementação de Funções Lógicas;
- Síntese Clássica de Sistemas de Comando Lógico;
- Movimento Linear Cíclico;
- Diagrama Funcional Grafcet;
- Redes de Petri;
- Actuais e Novas Tendências das Unidades de Manufactura.

Autómatos Programáveis

4ª Edição
de António M. S. Francisco, FRANCISCO, ANTONIO
Edição em Português. Publicado em 07/2007

Na sequência do êxito das edições anteriores, esta quarta edição revista da obra persegue os mesmos objectivos: preencher a lacuna existente na bibliografia em língua portuguesa no que respeita a autómatos programáveis e sua programação. Esta obra aborda os modelos mais recentes de autómatos dos principais fabricantes e exemplos de programação com as últimas versões dos respectivos softwares, continuando os assuntos a serem tratados numa linguagem simples, estruturados de forma pedagógica e tendo em conta as necessárias informações de carácter técnico. Espera-se que esta obra continue a ser um livro fundamental para a aprendizagem de autómatos e uma ferramenta necessária ao professor/formador no desempenho da sua profissão. Que contribua para uma melhor formação numa das áreas mais relevantes e promissoras da actualidade.

Sistemas Digitais

Principios e Prática - 2ª Edição
de Morgado Dias
Edição em Português. Publicado em 01/2011

Os Sistemas Digitais estão hoje presentes no nosso quotidiano, do telemóvel ao computador, sendo uma realidade incontornável para quem se interessa pelas áreas de Electrónica, Electrotecnia e Informática.

Este livro tem por objectivo ensinar desde os conceitos base dos Sistemas Digitais até aos mais avançados, que permitirão ao leitor desenvolver os seus projectos com base nos sistemas configuráveis mais avançados que se encontram no mercado, utilizando, nomeadamente, a linguagem de descrição de hardware Verilog. O livro contém exemplos e está organizado de forma a ter uma forte vertente prática, realçando os aspectos que interessam para as implementações reais.

No final de cada capítulo, o autor apresenta um conjunto de exercícios resolvidos e propostos que ajudam o leitor a consolidar e testar os seus conhecimentos.

Este livro, já em 2ª edição e com uma capa dedicada aos seus principais leitores, é dirigido principalmente aos alunos das licenciaturas nas áreas de Electrónica, Electrotecnia e Informática, sendo também útil para alunos de outras licenciaturas cuja formação contemple uma unidade de Sistemas Digitais. Pelo seu carácter prático, o livro pode igualmente ser utilizado por profissionais que procurem alargar os seus conhecimentos ou resolver problemas concretos.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

- Lógica e simplificação de funções;
- Sistemas de numeração;
- Circuitos combinatórios e sequenciais;
- Verilog;
- Características eléctricas dos circuitos digitais;
- Memórias;
- Lógica configurável;
- Ferramenta ISE da empresa Xilinx;
- Conversores de analógico para digital e de digital para analógico.

Fundamental dos Sistemas Digitais

de Carlos Pedro Baptista
Edição em Português

Fundamental dos Sistemas Digitais debruça-se sobre o funcionamento interno e lógico dos circuitos electrónicos: a transformação de toda a linguagem binária de zeros e uns, o funcionamento dos circuitos a nível interno e o porquê das memórias guardarem ou não a informação disponível.

Apresenta, de uma forma gradual e evolutiva, os conhecimentos teóricos através de exemplos práticos explicativos e aborda, entre outros, os seguintes temas:

- Sistemas de Numeração;
- Circuitos Lógicos;
- Circuitos Combinatórios;
- Circuitos Sequenciais;
- Memórias.

Este livro tem um amplo leque de aplicação, abrangendo desde o ensino secundário até ao ensino superior, tanto universitário como politécnico; técnicos de reparação electrónica; cursos técnico-profissionais e simples interessados na matéria.

Sistemas Electrónicos com Microcontroladores

2ª Edição Actualizada e Aumentada
de Victor M. S. Gonçalves
Edição em Português

O tema central desta obra, inserida na colecção «Automação e Robótica», é o estudo de sistemas electrónicos baseados em microcontroladores. Com recurso a uma estrutura pedagógica cuidada e a uma linguagem acessível, estudam-se sistemas que são utilizados em vários domínios, abrangendo a instrumentação, as telecomunicações, a indústria automóvel, a robótica, a domótica e o controlo industrial.

Este livro é elaborado com fins didácticos e destina-se, essencialmente, a apoiar o ensino de disciplinas que são leccionadas no âmbito do ensino superior, em cursos de engenharia. Porém, como a compreensão do seu conteúdo não implica conhecimentos profundos de ciências, como a física e a matemática, o livro também pode constituir um elemento de apoio a outros cursos (por exemplo, a cursos de formação profissional) e a técnicos que detenham conhecimentos elementares de electrónica e sistemas digitais.

No texto discutem-se técnicas de desenvolvimento de aplicações, sendo a ênfase colocada na análise de sistemas – estruturas de hardware e respectivos programas – de fácil compreensão. Descreve-se a estrutura de um microcomputador dedicado e estudam-se circuitos que, vulgarmente, são utilizados na implementação de modernos equipamentos electrónicos. Entre muitos circuitos práticos, abordam-se estruturas apropriadas para fazer a descodificação de teclados, a excitação de displays, o controlo e a monitorização de motores e o tratamento de dados provenientes de vários tipos de transdutores; estudam-se, ainda, técnicas de transmissão digital.

Nesta nova edição da obra, mantém-se, no essencial, a estrutura da anterior, com o conteúdo enriquecido, ao nível da análise de sistemas, e o texto actualizado, respeitando sugestões de muitos leitores. Pretende-se, assim, que o livro continue a ser uma ferramenta útil a docentes, alunos e técnicos.

Curso de Electrónica Industrial

Com CD/ROM
de Fernando J. Velez
Edição em Português. Publicado em 11/2010

Curso de Electrónica Industrial foi concebido no âmbito do projecto Recursos Didácticos de Automação e Electrónica Industrial como resposta às muitas solicitações do tecido empresarial.

Desenvolvido no seio da AFTEBI – Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior – que promove e coopera em acções de desenvolvimento regional e sectorial, designadamente na formação especializada de curta e de média duração, este livro é direccionado para estudantes e professores, assim como para profissionais e empresas.

Principalmente destinado à Formação Profissional e servindo como complemento ao Ensino Superior, o Curso de Electrónica Industrial foi elaborado com uma orientação pedagógica cuidada, constituída por: uma série de figuras e ilustrações de processos, de modo a facilitar a compreensão da teoria; fundamentos conceptuais essenciais expostos de forma clara e objectiva; exemplos e problemas com a respectiva demonstração e resolução, desde a introdução ao laboratório até à experimentação.

Esta obra permitirá também que os estudantes procurem, de forma autónoma e crítica, o saber e os conhecimentos relativos a esta área específica das indústrias, consolidando e sedimentando assim as competências necessárias para a sua correcta aplicação.

Principais Tópicos:

- Grandezas Eléctricas e Unidades;
- Leis Experimentais e Circuitos Simples;
- Análise de Circuitos;
- O Amplificador Operacional;
- Condensadores e Bobinas;
- Instrumentação e Medida;
- Díodos e Transístores;
- Electrónica de Potência;
- Motores de Corrente Contínua;
- Motores de Indução

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore

Inspired, in equal measures, by Hurricane Katrina, Buster Keaton, The Wizard of Oz, and a love for books, “Morris Lessmore” is a story of people who devote their lives to books and books who return the favor. Morris Lessmore is a poignant, humorous allegory about the curative powers of story. Using a variety of techniques (miniatures, computer animation, 2D animation) award winning author/ illustrator William Joyce and Co-director Brandon Oldenburg present a new narrative experience that harkens back to silent films and M-G-M Technicolor musicals. “Morris Lessmore” is old fashioned and cutting edge at the same time.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Guimarães CEC 2012


O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint - Exupéry

LE PETIT PRINCE em francês



Yannick Noah chante "De Planète en Planète", le générique officiel de la série animée du Petit Prince.

Générique interprété par Yannick Noah

(Chœurs : Mélina, Janis, Thomas, Louis et Gustave)

VIRAR A PÁGINA -THE PAGE TURNER

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

12 DE JANEIRO DE 1976 MORRE A ESCRITORA AGATHA CHRISTIE

Escritora inglesa, Agatha Mary Clarissa Christie nasceu a 15 de setembro de 1890 em Torquay e morreu a 12 de janeiro de 1976. Por essa altura, era uma escritora conhecida internacionalmente pelas suas histórias policiais, das quais foram vendidos mais de cem milhões de exemplares.
Agatha Christie começou a escrever ficção envolvendo detetives enquanto trabalhava como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. No seu primeiro romance, The Mysterious Affair at Styles, de 1920, nasceu a personagem extravagante e carismática do detetive Hercule Poirot, figura que iria reaparecer em vinte e cinco romances da autora e em inúmeras adaptações para cinema e televisão.
Mais tarde, a senhora Jane Marple tornou-se uma outra personagem conhecida das suas histórias. Apareceu pela primeira vez na obra Murder at the Vicarage, de 1930.
Agatha Christie é uma das mais populares escritoras de sempre, apreciada por leitores de todas as idades e com formação dos mais diversos tipos. A sua obra constitui, por isso, um marco importante da história do romance policial.


Via BiblioZARCO

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CONCURSO FAÇA LÁ UM POEMA

No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia FAÇA LÁ UM POEMA.
O Concurso ocorre entre Janeiro e Março de 2012 e terá a sua Final no dia 24 de Março de 2012. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o DIA MUNDIAL DA POESIA em cujo Programa será integrada uma simbólica entrega de prémios aos vencedores.
Consultar o regulamento.
PARTICIPA!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CONCURSO LER EM PORTUGUÊS

Utilizada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo como veículo de comunicação, a Língua Portuguesa torna-se, cada vez mais, um idioma universal que importa difundir com o intuito de aproximar culturas, divulgar autores e criadores, transmitir conhecimentos, ideias, reflexões e pontos de vista diversos, sobre a realidade intelectual e a vida social.
Neste sentido a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura lançam, em 2011/12, a 1ª edição do concurso Ler em Português, com o intuito de promover a utilização da Língua Portuguesa, aumentar as práticas de leitura e aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.
Regulamento aqui.

CONCURSO "EU CONTO"

O Concurso EU CONTO! é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, que se enquadra na 6ª Edição da Semana da Leitura. COOPERAÇÃO / SOLIDARIEDADE é a temática central.
Regulamento aqui.
PARTICIPA!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE JOANA D'ARC

Heroína francesa, nascida a 6 de Janeiro de 1412, filha de modestos camponeses e analfabeta, acreditava que tinha inspiração divina. Fez reconhecer Carlos VII como soberano legítimo, promovendo a sua coroação em Reims. Obrigou os ingleses a levantarem o cerco a Orleães, em 1429, conduzindo a França a uma vitória momentânea que constituiu um ponto de retorno na Guerra dos Cem Anos. Foi depois capturada e condenada à fogueira por heresia pela Igreja inglesa, em 1431. A revisão do processo canónico iniciou-se em 1540. Joana d' Arc foi então reabilitada, tornando-se um símbolo da consciência nacional francesa. Foi canonizada em 1920 e em 1922 foi declarada padroeira de França, onde o dia de 30 de maio é feriado nacional em sua honra.
Ver filme.
Via Bibliozarco 2.0

PORQUE HOJE É DIA DE REIS


Via Bibliozarco 2.0

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

NOVIDADES

Diário Inventado de Um Menino Já Crescido
de José Fanha
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 64
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895571475



Sinopse


Todos nós vivemos acontecimentos extraordinários, conhecemos pessoas especiais, presenciamos momentos irrepetíveis. O problema é que, quando começamos a crescer, começamos também a esquecer muitos desses acontecimentos, dessas pessoas, desses momentos. É para isso que servem os Diários. Para guardar a nossa memória. Um dia, resolvi chamar o menino que já fui à escrita e pedi-lhe para escrever algumas das coisas de que ele ainda se lembra: os colegas, a avó, o pai, as múltiplas e, por vezes, contraditórias aprendizagens de que é feito o nosso crescimento. E assim nasceu este Diário que é um bocadinho verdadeiro e um bocadinho inventado e que foi escrito pelo menino já crescido que sou.

HUMBERTO ECO - "O excesso de informação provoca amnésia"

Em entrevista de 30 de Dezembro de 2011, conduzida por Luís António Giron, da publicação “Época“, o grande intelectual italiano, Umberto Eco, tece algumas considerações interessantes sobre a Internet, os e-books e a situação política e económica da Europa e da Itália. Também se fala de literatura e do impacto, por vezes, estranho que provoca nos diversos públicos.
“A internet não seleciona a informação. Há de tudo por lá. (…) A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar. (…).”


PROFESSOR
O pensador e romancista italiano Umberto Eco completou 80 anos. Neste momento, está a escrever a sua autobiografia intelectual.
(Foto: Eric Fougere/VIPImages/Corbis)

Via lista RBE - Biblioteca ES Mealhada

PRÉMIO D: DINIS ATRIBUÍDO A MARIA TERESA HORTA

Instituído em 1980 pela Fundação Casa de Mateus, em Vila Real, o galardão é atribuído a uma obra literária - de poesia, ensaio ou ficção - publicada no ano anterior ao da atribuição do prémio.
O júri desta edição foi composto pelos escritores Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral.

“As Luzes de Leonor”, obra lançada em 2011 pela D. Quixote, é um romance sobre a vida da marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre (1750-1839), neta dos marqueses de Távora, uma mulher que se destacou na história literária e política de Portugal num período denominado por “século das luzes”.

Para o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, o romance premiado, “As Luzes de Leonor”, é “uma obra muito especial”. "É um romance onde história e literatura se cruzam de uma forma hábil, comovente e poética. Maria Teresa Horta conseguiu-o porque é uma poeta de eleição, cuja sensibilidade lhe permitiu interpretar e desenhar a biografia de uma personagem tão importante como a marquesa de Alorna”, destacou Viegas à Lusa.

A autora recordou que o livro, editado pela D. Quixote, demorou 13 anos a escrever, implicando “muita pesquisa e muita paixão”.

Ideia partilhada pelo secretário de Estado da Cultura: “Durante anos a autora trabalhou em redor da vida de uma figura tão singular como a marquesa de Alorna, decisiva para compreendermos a transição do século XVIII para o século XIX, o papel da mulher e nesse período tão importante para a consciência europeia e para a cultura portuguesa”.

Para o responsável pela área da cultura no Governo e também escritor, a atribuição do Prémio D. Dinis a “As Luzes de Leonor” é “uma boa notícia que festeja um bom romance, uma autora e um género literário que, felizmente, não corre o risco de desaparecer”.

Maria Teresa Horta seguiu a biografia de Leonor de Lorena, sua avó em quinto grau, autora de uma vasta obra poética, parte dela ainda publicada em vida.

Nascida em 1937, em Lisboa, Maria Teresa Horta estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi jornalista e activista do Movimento Feminista de Portugal juntamente com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, com quem escreveu o livro “Novas Cartas Portuguesas”.

“Amor Habitado” (1963), “Ana” (1974) e “O Destino” (1997) contam-se entre mais de duas dezenas de obras publicadas.

Em 2010, o Prémio D. Dinis tinha sido atribuído a João Barrento pelo livro “O Género Intranquilo. Anatomia do Ensaio e do Fragmento”.

Desde a criação do galardão, foram distinguidos, entre outros, os escritores Agustina Bessa Luís, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen e os historiadores Nuno Gonçalo Monteiro e Rui Ramos.

A Fundação Casa de Mateus foi instituída em 1970 com o objectivo de conservar e divulgar o seu património e arquivo e desenvolver actividades culturais, científicas e pedagógicas nas quais se inserem a atribuição do Prémio D. Dinis.
http://www.publico.pt/Cultura/maria-teresa-horta-vence-premio-d-dinis-2011-1527559

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ANO NOVO - ANO 2012



|via Bibliozarco 2.0|