terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prémio Autores 2012 da Sociedade Portuguesa de Autores

Decorreu, ontem, a Gala dos Prémios Autores da SPA 2012. Aqui apresentamos os nomeados e os vencedores (bold) em cada categoria:

Melhor Livro de Ficção Narrativa

Tiago Veiga. Uma Biografia de Mário Cláudio (Dom Quixote)
A Cidade de Ulisses de Teolinda Gersão (Sextante Editora)
O Filho de Mil Homens de Valter Hugo Mãe (Alfaguara)

Melhor Livro de Poesia

Lendas da Índia de Luís Filipe Castro Mendes (Dom Quixote)
A Mão na Água que Corre de José Manuel de Vasconcelos (Assírio & Alvim)
Adornos de Ana Marques Gastão (Dom Quixote)


Melhor Livro Infanto-Juvenil

A casa sincronizada de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, Ilustração de Pedro Brito (Editorial Caminho)
Quando Eu For Grande de Maria Inês Almeida, Ilustração de Sebastião Peixoto (Editorial Planeta)
Mariana e Manuel Numa Curva do Caminho de Margarida da Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho (Oficina do Livro)

Ousar Inovar/Ser Diferente



via Bibliotecar

NOVIDADES na Biblioteca

Viagem à Roda do Meu Nome
de Alice Vieira
Edição/reimpressão: 1997
Páginas: 144
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722100397
Coleção: Obras de Alice Vieira
Sinopse
Abílio detesta o seu nome e decide mudá-lo para Luís. A mudança de nome tem valor simbólico, mostra o instante em que Abílio entra em processo de crise, na busca de ser ele mesmo, diferente daquilo que dele queriam fazer. Uma viagem à terra dos seus antepassados reconcilia-o com a sua história e o seu nome. Este romance realista, de personagens bem delineadas, retrata a vida quotidiana e o mundo interior de um rapaz, utilizando a primeira pessoa em dois tempos de enunciação, e aborda com optimismo o complexo tema da identidade.

A Invenção de Hugo Cabret
de Brian Selznick
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 544
Editor: Edições Gailivro
ISBN: 9789895575626
Coleção: 1001 Mundos

Sinopse
Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa - tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia - com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.

Ilha Teresa
de Richard Zimler
Um romance num estilo inteligente, irreverente e com uma certa dose de humor negro.
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 228
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722046329
Coleção: Romance
Sinopse
A vida de Teresa muda radicalmente quando os pais deixam Lisboa para irem viver em Nova Iorque. Não estando preparada para a vida na América, com dificuldade para se exprimir em inglês, Teresa encontra refúgio no seu particular sentido de humor e no único amigo, Angel, um rapaz brasileiro de 16 anos, bonito, mas desastrado, que adora John Lennon e a sua música. Mas o mundo de Teresa desmorona-se completamente quando o pai morre e a deixa, a ela e ao irmão mais novo, com uma mãe negligente e consumista.
Os problemas de Teresa confluem para um clímax de desespero no dia 8 de Dezembro de 2009 - aniversário da morte de John Lennon - quando ela e Angel fazem uma peregrinação ao Memorial Strawberry Fields Forever em Central Park. Aí, um terrível acontecimento que nunca poderia ter previsto devolve-a à vida e ao amor.
Em Ilha Teresa, Richard Zimler conta-nos num estilo inteligente, irreverente e com uma certa dose de humor negro a história de Teresa, uma rapariga de 15 anos, sensível e espirituosa, cujo equilíbrio e sentido de identidade se vêem ameaçados quando a sua família deixa Lisboa para ir viver nos subúrbios de Nova Iorque.
Num registo um pouco diferente do habitual, mas igualmente brilhante, Richard Zimler continua a maravilhar-nos pela forma convincente como nos transporta para o admirável mundo das suas personagens.

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore para iPad

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, uma extraordinária curta-metragem de animação já aqui apresentada foi uma das vencedoras da cerimónia de entrega dos Óscares desta semana (Óscar de melhor Curta-Metragem de Animação) e seguiu o caminho inverso que é habitual na literatura. Ao invés de termos um filme inspirado na literatura, temos neste caso um livro (ou melhor, uma app para iPad) inspirado num filme. A ideia partiu de William Joyce (antigo membro da equipa Pixar) da Moonboot Studios e o resultado é o que se pode ver novamente aqui:


via lista RBE, Carlos Pinheiro

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tributo a Ruy Belo

Poeta e ensaísta português, Ruy de Moura Belo nasceu a 27 de fevereiro de 1933 em São João da Ribeira, concelho de Rio Maior, distrito de Santarém e faleceu a 8 de agosto de 1978, em Queluz.
Apesar do curto período de actividade literária, Ruy Belo é um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX.

via BiblioZarco 2.0

domingo, 26 de fevereiro de 2012

PROMESSAS...LEVA-AS O SONO!!




|via Bibliotecar|

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Leitor de si próprio



|via Bibliotecar|

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

RUBEM FONSECA VENCE PRÉMIO LITERÁRIO

O escritor brasileiro Rubem Fonseca é o vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa, atribuído no âmbito da 13ª edição do encontro literário Correntes D’Escritas, com o livro “Bufo & Spallanzani” (Editora Sextante). O vencedor do prémio, no valor de 20 mil euros, foi anunciado ontem de manhã.
Ler mais.

NATIONAL YEAR OF READING 2012

O National Year of Reading 2012 foi oficialmente lançado a 14 de fevereiro, pela primeira-ministra australiana, Julia Gillard, que fez o discurso de abertura na National Library of Australia, Canberra. Nesse discurso afirmou:
'I want Australia to be many things: a prosperous nation, an innovative nation, but I certainly want us to be a reading nation... I want every Australian to know the joy and pleasure that comes from books and reading.'
Site oficial aqui.
|via Bibliotecar|

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tributo a Zeca Afonso

Poeta, cantor e compositor, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de agosto de 1929, em Aveiro, e faleceu a 23 de fevereiro de 1987, em Setúbal.
De toda a discografia de Zeca Afonso, destacam-se: Balada do outono (1960), Baladas de Coimbra (1962), Baladas e Canções (1964), Cantares de Andarilho (1968), Traz outro Amigo Também (1970), Venham mais Cinco (1973), Coro dos Tribunais (1974), Grândola, Vila Morena (1974), Enquanto há Força (1978), Como se fora seu Filho (1983) e Galinhas do Mato (1985).



Zeca Afonso - Grândola, Vila Morena

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto, igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto, igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola, a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um leitor voraz...


|via Bibliotecar|

Heinrich Rudolf Hertz e as ondas de rádio

Experiências de Heinrich Rudolf Hertz levaram à criação do telégrafo sem fio, do rádio e mais tarde da televisão. Em reconhecimento ao seu trabalho, a unidade de frequência é chamada de “hertz”.

Heinrich Rudolf Hertz nasceu em Hamburgo e consagrou-se como o físico que esclareceu e ampliou a teoria eletromagnética da luz que havia sido formulada por Maxwell. Além disso, ele foi o primeiro a provar conclusivamente a existência de ondas eletromagnéticas e possibilitar a criação de instrumentos para transmitir e receber ondas de rádio utilizando procedimentos experimentais.

Graças a Heinrich Hertz, a humanidade conhece a existência da radiação electromagnética. Foi ele quem identificou esta radiação, descobrindo que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo e que tem comportamento semelhante ao da luz, oscilando num plano que contém a direção de propagação.

Heinrich Hertz morreu muito cedo, apenas com 36 anos, no primeiro dia de janeiro de 1894. Anos antes, em 1892, fora-lhe diagnosticada uma infeção depois de um ataque de enxaquecas. Mas Hertz deixou legado: seu sobrinho Gustav Ludwig Hertz inventou a ultra-sonografia médica e ganhou um Prémio Nobel.

Para comemorar o 155º Aniversário de Heinrich Rudolf Hertz, dia 22 de fevereiro, o Google preparou um doodle especial na sua página inicial(O doodle traz um mostrador de ondas de rádio, animado e com as cores do Google).

Dia Internacional da Língua Materna

Celebrou-se a 21 de fevereiro o Dia Internacional da Língua Materna. Proclamado pela Conferência Geral da UNESCO em novembro de 1999, desde fevereiro de 2000 que se comemora este Dia Internacional, com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.
Este ano, a UNESCO organiza na sua sede em Paris uma conferência internacional, tendo por tema As línguas e o Ciberespaço. Estimam-se em quase 6000 as línguas faladas no mundo, mas cerca de metade está à beira da extinção. Neste contexto, a UNESCO propõe que a Internet contribua para a recuperação das línguas ameaçadas.

Assinale-se que o português não faz parte deste conjunto, dado que se crê ocupar a 6.ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo.

Relembrando Vitorino Nemésio

Poeta, ficcionista, ensaísta, cronista e crítico literário português, Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu a 19 de dezembro de 1901, na Ilha Terceira, nos Açores, e faleceu a 20 de fevereiro de 1978, em Lisboa.
Entre 1969 e 1975, a RTP apresentou um programa semanal, que em 1974 passou a quinzenal, com o título "Se bem me lembro". Durante cerca de meia hora, em horário nobre, os portugueses, encantados, deixavam o professor Vitorino Nemésio abrir-lhes as fronteiras da cultura e do conhecimento. Um homem apaixonado pela palavra, um homem culto e um comunicador nato, Vitorino Nemésio assinava um programa mágico. Um programa de conversas que o viria tornar bem popular junto do público. E a sua presença tão natural na televisão enganava mesmo - é que era uma absoluta estreia de Nemésio em frente às câmaras. Mas o tempo viria a torná-lo, com justiça, uma presença assídua e importante.
via BiblioZarco 2.0

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prontuário sonoro

Tire as dúvidas consultando aqui o sítio do Prontuário Sonoro da RTP.

Whitney Houston - I Will Always Love You Official Music Video

Whitney Elizabeth Houston
(
Newark, 9 de agosto de 1963Los Angeles, 11 de fevereiro de 2012)

Polinização

Concurso Se o Meu Telemóvel Voasse

Decorre até 31 de maio, a nível nacional, o concurso Se o Meu Telemóvel Voasse, promovido e organizado pelo Instituto de Apoio à Criança, a partir de uma ideia original do escritor José Fanha.
Destinado aos alunos dos ensinos básico, secundário e profissional dos estabelecimentos de ensino público e privado no ano letivo de 2011/2012 que desenvolvam projetos criativos com recurso ao telemóvel (fotografia e/ou filme), ilustrando a temática Direito à Diferença - Eu Mais Tu, partindo das seguintes orientações:

  • 3.º ciclo do ensino básico: Contar uma história através de 6 imagens, fotografias tiradas com telemóvel, unidas por um texto narrativo ou poético complementar. Não se procura que o texto explique as imagens ou que as imagens ilustrem o texto, mas que se complementem e se iluminem.
  • Ensino secundário: Construir um percurso visual através de um pequeno filme acompanhado por palavras que o iluminem e tornem o seu sentido mais vasto e diverso, a partir de um guião previamente construído.


Agostinho da Silva

Professor e investigador português, George Agostinho Batista da Silva nasceu a 13 de fevereiro de 1906, no Porto, e morreu a 3 de abril de 1994, em Lisboa.
Após terminar, aos 22 anos, a licenciatura e o doutoramento em Filologia Clássica da Faculdade de Letras do Porto, com a nota máxima de 20 valores, uma bolsa de estudo conduziu-o até à Sorbonne, em França.
Depois de regressar a Portugal, o filósofo portuense fundou, em 1931, em Lisboa, o Centro de Estudos de Filologia, encargo que lhe foi atribuído pela Junta Nacional de Educação, e que seria posteriormente transformado no Centro de Linguística da Universidade Clássica de Lisboa.
Quatro anos depois, em 1935, Agostinho da Silva foi demitido da sua condição de professor do ensino oficial por se ter recusado a cumprir a chamada "Lei Cabral", isto é, a assinar uma declaração em que garantisse não pertencer a qualquer organização secreta. Apesar de não pertencer a nenhuma organização desse género, Agostinho da Silva recusou-se a assinar tal documento por ir contra as suas convicções pessoais. De 1935 até 1944 residiu em Madrid e em Lisboa, onde viveu à custa do ensino particular e de explicações, tendo-se relacionado, por esta altura, com o grupo Seara Nova e com o escritor António Sérgio.
Em 1944, foi excomungado pela Igreja, facto que o levou a abandonar Portugal para se fixar no Brasil, país onde desempenhou funções e ocupou cargos importantes no domínio da investigação histórica, mantendo sempre ligações de docente com universidades brasileiras e com os Colégios Libres do Uruguai e Argentina.
Como representante do Brasil, cuja cidadania adquiriu em 1958, viajou pelo mundo inteiro (Japão, Macau, Timor Leste), onde fundou, por exemplo, o Instituto de Língua e Cultura Portuguesa, em Tóquio, e os Centros de Estudos Ruy Cinatti e de Estudos Brasileiros, ambos em Díli.
Em 1969, Agostinho da Silva, portuense com naturalidade brasileira há cerca de 10 anos, decidiu voltar a Portugal, sendo reintegrado no Ensino Superior, na qualidade de aposentado como Professor Titular das Universidades Federais do Brasil. Com direito a uma pensão de aposentação, decidiu, em 1976, criar o Fundo D. Dinis para atribuição do prémio com o mesmo nome, prémio D. Dinis.
Para além de professor, filósofo e investigador, Agostinho da Silva notabilizou-se também como escritor, em cujo currículo constam mais de 60 obras, muitas delas publicadas durante a sua permanência no Brasil, como, por exemplo, Sentido Histórico das Civilizações Clássicas (1929), A Religião Grega (1930), Miguel Eyquem, senhor de Montaigne (1933), A Vida de Francisco de Assis (1938), A Vida de Moisés (1938), Sete Cartas a um Jovem Filósofo (1945), Herta. Teresinha. Joan (1953), Reflexão à margem da literatura portuguesa (1957), Uns Poemas de Agostinho (1989), Do Agostinho em torno de Pessoa (1990) e Ir à Índia sem Abandonar Portugal (1994).
Tido como um dos grandes filósofos portugueses, Agostinho da Silva tornar-se-ia, nos últimos anos da sua vida, ainda mais conhecido graças à sua participação no programa "Conversas Vadias" emitido pela RTP1.
FONTE:
Agostinho da Silva. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-02-13].

Via BiblioZarco 2.0

Hoje é Dia Mundial da Rádio

Comemora-se hoje (13 de Fevereiro), pela primeira vez, o Dia Mundial da Rádio, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

7 de fevereiro, DIA da INTERNET SEGURA

Safer Internet Day is organised by Insafe each year in February to promote safer and more responsible use of online technology and mobile phones, especially amongst children and young people across the world. The topic for 2012 is Connecting Generations.

For more information visit http://www.saferinternetday.org/web/guest;jsessionid=07FD6AF2CDBD414EC64785DA58E99EE4

via BiblioZarco 2.0

7 de fevereiro, 60º aniversário da morte de Sebastião da Gama

Poeta e professor, Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de abril de 1924 em Vila Nogueira de Azeitão e faleceu, em Lisboa, a 7 de fevereiro de 1952, vitima de tuberculose renal, de que sofria desde adolescente.
Licenciado, em 1947, em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sebastião da Gama foi professor na Escola Industrial e Comercial Veiga Beirão (Lisboa), na Escola Industrial e Comercial de Setúbal e na Escola Industrial e Comercial de Estremoz.
A sua obra encontra-se ligada à Serra da Arrábida, onde vivia e que tomou por motivo poético e à sua tragédia pessoal motivada pela tuberculose: Serra-Mãe (1945), Loas a Nossa Senhora da Arrábida, Cabo da Boa Esperança e Campo Aberto (1951).
O Poeta da Arrábida, como era também conhecido, foi um dos fundadores da Liga para a Protecção da Natureza em 1948.
A título póstumo foram publicados, em 1953, Pelo Sonho é que vamos e Lugar de Bocage na Poesia Portuguesa, Diário (1958), O Segredo é Amar (1959) e “Itinerário Paralelo” (1967).
O seu Diário é um interessantíssimo testemunho da sua experiência como docente e uma valiosa reflexão sobre o ensino.

Arrábida - Serra de um poeta.mpg

Filme documentário que entrou na competição do concurso Arrábida Curtas & Doc's de 2011.
O filme pretende documentar por imagens as palavras escritas pelo poeta Sebastião da Gama, inspirado na beleza da serra da Arrábida e que dedicou grande parte das suas obras à serra da Arrábida. Há quem diga que uma imagem vale mais que mil palavras, neste caso as palavras do poeta valem tanto como as imagens.


Concurso «Gripe às tirinhas»

Concurso escolar de banda-desenhada, destinado a alunos do 5º ao 12º anos.
Até 30 de abril.
Participa!
Regulamento e inscrições

De 23 a 25 de fevereiro, Correntes d'Escrita 2012

Com a participação dos escritores Afonso Cruz, Alberto S. Santos, Almeida Faria, Ana Luísa Amaral, Ana Paula Tavares, Bia Corrêa do Lago, Carmo Neto, Care Santos, Cristina Norton, Daniel Mordzinski, Eduardo Lourenço, Eduardo Sacheri, Eugénio Lisboa, Fernando Pinto do Amaral, Gonçalo M. Tavares, Helena Vasconcelos, Hélia Correia, Henrique Cayatte, Inês Pedrosa, Ivo Machado, Jaime Rocha, João Bouza da Costa, João de Melo, João Luís Barreto Guimarães, João Gobern, João Manuel Ribeiro, João Pedro Marques, João Pedro Mésseder, Jorge Barros, José Carlos de Vasconcelos, José Jorge Letria, Júlio Magalhães, Luís Ricardo Duarte, Luís Quintais, Luis Sepúlveda, Manuel António Pina, Manuel Jorge Marmelo, Manuel Moya, Manuel Rui, Margarida Vale de Gato, Maria Flor Pedroso, Miguel Real, Onésimo Teotónio Almeida, Patrícia Reis, Paulo Ferreira, Pedro Mexia, Pedro Rosa Mendes, Rosa Montero, Rubem Fonseca, Rui Zink, Salgado Maranhão, Sandro William Junqueira, Sofia Marrecas Ferreira, Uberto Stabile, Valeria Luiselli e Valter Hugo Mãe.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dickens: bicentenário do nascimento de uma obra

Charles John Huffam Dickens é considerado um dos mais populares romancistas britânicos da época Vitoriana e o Reino Unido comemora este ano os 200 anos do seu nascimento. No site http://www.dickens2012.org/ poderá aceder a uma panóplia de eventos que se encaixam nesta celebração, tanto no Reino Unido como no resto do mundo. Eventos literários, mas também cinematográficos, teatrais e exposições farão as delícias dos fãs de Dickens um pouco por toda a parte, mas em especial na Inglaterra.

Mas se Charles Dickens nos deixou um legado literário onde se incluem clássicos títulos como "Oliver Twist", ou "A Christmas Carol", não é menos verdade que a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa foi a sua maior façanha. Um homem que vivia no seu tempo, Dickens atravessou um importante período na história britânica que acompanhou a passagem de uma Inglaterra industrializada para uma era de puro capitalismo, com a expansão do império Britânico e um progresso social e político na esfera da vida inglesa.

É neste contexto que a literatura de Dickens encontra um terreno fértil, juntamente com a ascensão da burguesia e o declínio operário, para a proliferação de personagens trágico-cómicas altamente complexas e que se tornaram memoráveis na literatura e na sociedade inglesa.

Tendo como principal público a população anglófona (na altura a mais alfabetizada do mundo) Dickens consegue o equilíbrio perfeito entre a crítica social, abordando temas polémicos como o trabalho e o abandono infantil, mas manter-se - ao mesmo tempo - à parte de uma conotação comunista ou mesmo revolucionária, conseguindo usufruir do lado excitante da vida.

Amante da globalização e da circulação de bens e serviços aponta, contraditoriamente, a acumulação de bens como um dos malefícios do capitalismo empurrando personagens para vidas arruinadas pela expectativa de um conforto materialista, especialmente na ausência de um conforto emocional.

Dickens morreu a 8 de Junho de 1820 de ataque cardíaco e deixou um extenso legado de extraordinárias histórias onde se contam uma vintena de romances.

http://www.blogger.com/img/blank.gifhttp://www.blogger.com/img/blank.gif
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/dickens-bicentenario-do-nascimento-de-uma-obra=f700565#ixzz1lc5fZPR1

E deixamos aqui três contos em português do Brasil, disponibilizados pela Virtual Books:
. O Guinéu da coxa
. Uma Aventura de Natal
. O Rei do Rio de Ouro

Guia de Provas de Ingresso – Alterações para 2012, 2013 e 2014

Está já disponível o Guia de Provas de Ingresso – Alterações para 2012, 2013 e 2014, que se destina aos estudantes que pretendam candidatar-se à matrícula e inscrição no ensino superior nos anos letivos de 2012-2013, 2013-2014 e 2014-2015.
A informação divulgada neste guia refere-se aos pares instituição/curso do ensino superior público objeto de concurso nacional e local e aos pares instituição/curso do ensino superior privado e Universidade Católica Portuguesa objeto de concurso institucional em 2011, que introduzem alterações para as candidaturas nos anos letivos de 2012-2013, 2013-2014 e 2014-2015, conforme os casos, relativamente ao elenco de provas de ingresso fixado.

DESAFIOS DO ALEA

Está lançado um novo desafio ALEA!

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal de Notícias de 9 de janeiro de 2012.
Esta notícia apresenta informação sobre o número de divórcios e casamentos em Portugal.

Os alunos podem responder até ao dia 8 de março de 2012. Todos os alunos que responderem corretamente ficam habilitados a um prémio.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que é um LIVRO?


Spot realizado pela Biblioteca Central de la Universidad de Santiago de Chile
via BiblioZarco 2.0


Um gesto a imitar!


APAE 2011 - A propaganda mais bonita da Internet
via BiblioZarco 2.0

Em 15 minutos


via BiblioZarco 2.0